segunda-feira, 2 de março de 2015

Património | Bragança


Vista sobre o castelo de Bragança
Convido-vos a uma visita ao Castelo de Bragança e respectiva vila muralhada, a freguesia de Santa Maria...


A construção deste castelo teve início em 1409 sendo terminado 30 anos depois. É constituído por um conjunto extenso de muralhas e possui 15 torres ou cubelos, da quais se destacam a "Torre da Princesa" e a"Torre de Menagem" que ostenta na fachada sul a pedra de armas da casa de Avis e uma graciosa janela ogival geminada. Conta a lenda que a "Torre da Princesa" tem este nome por ter sido a prisão de uma princesa que esperava pelo seu amado trovador. No Castelo existem 3 portas (duas Portas de Santo António e uma Porta do Sol) e 2 postigos (a Porta da Traição e o postigo do Poço do Rei). No interior da Torre de Menagem está instalado o Museu Militar. Este possui várias salas, às quais é atribuído um nome. Através das salas que vão sendo desvendadas à medida que subimos a escadaria de granito que serve de couraça à própria torre, fazemos uma viagem ao nosso passado histórico-militar, desde a Reconquista e fundação de Portugal até à I Guerra Mundial.
Torre de Menagem

No interior da cidadela, de planta ovalada, ainda temos o pelourinho medieval, bastante singular porque assenta sobre uma figura zoomórfica, conhecida como "porca da vila", certamente anterior ao pelourinho e estranha às funções deste. O pelourinho data do séc. XIII, o capitel é uma cruz de braços iguais e nele estão representados uma ave, um cão, um homem e motivos fitomórficos, em cima da cruz está um escudo com um castelo e quinas que é segurado por uma figura humana.

Pelourinho


No centro da vila fica o seu principal aglomerado, que tem no seu topo a Igreja de Santa Maria, também designada de Nossa Senhora do Sardão. Ao lado desta encontra-se o Domus Municipalis, um edifício único na Península Ibérica dentro da arquitectura civil românica e o ex-líbris da cidade. A sua construção data, muito provavelmente, do primeiro terço de quatrocentos. A Domus Municipalis engloba duas funções, a de cisterna de águas pluviais e nascentes, e a de sala de reuniões dos "homens-bons" (conselho municipal).
Igreja de Santa Maria
Domus Municipalis











No interior da vila ainda existe o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, ao qual também aconselho a visita, no qual estão os trajes e máscaras usados nas festas de Inverno de Trás-os-Montes e da província de Zamora (Espanha), tem os tradicionais fatos das "Festas dos Rapazes", das festas dos Reis e do Carnaval.



Fotos: Ana Filipa Simões



Sem comentários:

Enviar um comentário