quarta-feira, 11 de março de 2015

Museus | Redes Sociais

Atualmente, um crescente número de museus está a optar por reinventar-se, adaptando-se às expetativas e condições de mudança da sociedade contemporânea. Neste contexto, as redes sociais são uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada pelos museus. 
Os museus que, outrora, davam total prioridade às suas coleções ou à sua investigação estão a colocar, agora, os visitantes no centro das suas atividades ao estabelecer relações com as suas comunidades, disponibilizar recursos para atrair públicos mais numerosos e diversos e aplicar novos conceitos e métodos para contribuir para que as ofertas dos museus sejam satisfatórias e educativas para os visitantes.
Os museus oferecem atividades e experiências únicas e singulares e os profissionais devem aumentar a visibilidade e os atrativos das suas ofertas a fim de competir com outras atividades de lazer e captar públicos mais vastos e numerosos. É desta forma, que o marketing em museus deve estar presente na comunicação entre o público e a instituição.
As novas tecnologias devem ser uma importante ferramenta ao serviço da comunicação do museu. A internet veio facilitar a divulgação através do correio eletrónico, website, loja online, newsletters digitais que chegam ao e-mail dos subscritores e das redes sociais.
Todavia, a utilização das redes sociais pelos museus, deve refletir os objetivos definidos pela instituição, por forma que a sua utilização ajude a cumprir a missão a que e propõe.
São diversos os modos encontrados pelos museus para utilizar as redes sociais disponíveis. Procuram promover as suas atividades e coleções, promovem a interatividade com o público através de questões, debates e participação em iniciativas e ainda promovem a divulgação de conteúdos dos seus visitantes.
Para isso, o museu deve perceber a especificidade de cada uma das redes que tem à sua disposição, conhecer o seu funcionamento, o objetivo para que são criadas e conhecer as motivações de quem as usa, definindo desta forma uma estratégia de utilização inserida na sua política de comunicação. É necessário perceber qual é exatamente o contributo das redes sociais para que o museu possa cumprir o que está definido na sua missão e quais os recursos necessários para corresponder às expetativas que se criam a partir do momento que se utilizam as redes sociais.
O crescente uso das redes sociais pelos museus não é apenas uma nova tendência. De facto, as novas tecnologias aumentam as possibilidades dos museus comunicarem. Porém, esta atualização deve ocorrer de forma equilibrada, sem o abandono dos meios de comunicação tradicionais.
As redes sociais podem tornar-se instrumentos viáveis para a implementação de políticas de comunicação. Soma-se a todas as potencialidades uma vantagem... a gratuitidade. A criação de espaços gratuitos é uma oportunidade que os museus não devem descartar. Permitem que os museus possam colocar de maneira livre e rápida a informação sobre as atividades e experiências na internet com poucos recursos, humanos e financeiros. Sendo que, permitem também uma maior proximidade com os seus públicos tornando a relação com os seus visitantes mais humana.
É ainda uma experiência com pouca maturidade em Portugal, contudo existe uma tendência crescente para a tomada de consciência da sua importância para os museus, havendo cada vez mais exemplos de boas práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário