terça-feira, 3 de março de 2015

Museus | Estudos de públicos

 Os estudos de públicos (e não-públicos), são uma das temáticas centrais na museologia atual. 
 Nos últimos anos os museus para proteger a sua missão e a sua independência têm-se deparado com pressões crescentes para que adotem uma maior orientação para os visitantes, tenham mais em conta os interesses e necessidades dos públicos e respondam à procura do mercado em geral.
 Atrair, agradar e manter o público são objetivos fundamentais de qualquer museu. É necessário conquistar as pessoas, fazendo com que este fique visível, familiar e atraente, mas também é necessário persuadi-las para que repitam a visita com ofertas motivadoras e experiências satisfatórias que predispõem às pessoas converter-se em visitantes regulares. Não é apenas fundamental proporcionar uma boa experiência aos visitantes como, também, ir melhorando as técnicas de marketing com a finalidade de atrair públicos. 
 Atualmente, com a tomada de consciência da sua importância cultural e pedagógica os museus pretendem chegar a um público cada vez mais alargado e diversificado assumindo, por vezes, um forte papel social. Os museus que, outrora, davam total prioridade às suas coleções ou à sua investigação estão a colocar, agora, os visitantes no centro das suas atividades ao estabelecer relações com as suas comunidades, disponibilizar recursos para atrair públicos mais numerosos e diversos e aplicar novos conceitos e métodos para contribuir para que as ofertas dos museus sejam satisfatórias e educativas para os visitantes.
 Antes da definição de qualquer estratégia de marketing é essencial, o museu identificar e definir os seus públicos. Para tal é de extrema utilidade realizar estudos de públicos e avaliações de exposição. 
 Há que ter em conta que os museus servem públicos diversos: vários grupos sociais, diferentes faixas etárias e visitantes que tem interesses, intenções e expectativas díspares. Incluem pessoas que simplesmente passam e entram por curiosidade e outras que planeiam a sua visita. Existe toda uma variedade de factores culturais, sociais e de personalidade que influenciam o nível de conhecimento, disposição e interesse pelos museus.
 Para compreender os públicos de um museu também é importante os responsáveis averiguarem porque é que certas pessoas nunca chegaram a visitar (os não-públicos), porque é que outros visitam de forma ocasional e por que é que outras visitam com regularidade.
 Mas afinal o que são ou em que consistem os estudos de público?
Existem várias definições mas veremos a da American Association of Museum através do seu Committee on Audience Research and Evaluation:

(…) estudos de visitantes, um termo geralmente usado na área da museologia para descrever o processo de obtenção de conhecimentos sistemáticos sobre os visitantes dos museus, atuais e potenciais, com o propósito de incrementar e utilizar esse conhecimento na planificação e execução das atividades relacionadas com os públicos."

 Os estudos de públicos possibilitam aos museus não só a identificação dos seus públicos e dos seus não-públicos como também permitem fazer uma avaliação do cumprimento dos objetivos a que o museu se propõe, permitindo desta forma identificar potenciais melhorias na programação museológica: reabilitação do espaço, implementação de novas estratégias de comunicação e marketing, elaboração de novas propostas de oferta educativa, reprogramação expositiva, etc.
 No que toca à metodologia utilizada, os estudos de públicos utilizam técnicas de recolha de dados procedentes de diversas áreas (psicologia, sociologia, educação, ciências da comunicação, linguística, arquitetura, entre outras). As técnicas a utilizar devem ser escolhidas tendo em conta a informação que o museu pretende obter e os recursos humanos, económicos, temporais e físicos que tem ao seu dispor. 
 Para uma maior validade e rigor da informação dos estudos de públicos devem ser aplicadas diversas técnicas, assim como estes devem ser realizados com certa periodicidade. É muito importante a constituição de equipas de trabalho multidisciplinares que trabalhem em consonância com os profissionais do museu envolvidos nos serviços relacionados com os públicos.
 Em Portugal, são escassos os estudos realizados neste âmbito, muito devido à apreensão da realização deste tipo de avaliações dentro das instituições e à falta de recursos para efetuar estudos desta dimensão.
 Os estudos de públicos como fonte de conhecimento que ajudam a reelaborar os projetos do museu com vista à melhoria da relação entre os visitantes e a exposição tornam-se imprescindíveis, nos dias de hoje os museus vivem de pessoas e não apenas de objetos...


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