terça-feira, 24 de março de 2020

História | A Gripe Asiática de 1957 e o humor

Em agosto de 1957, chegou a Portugal um surto de gripe asiática, através do desembarque de passageiros doentes do navio Moçambique, no porto de Lisboa, proveniente de África. O período mais crítico da onda epidémica ocorreu no mês de outubro, tendo uma alta incidência em Lisboa onde provocou a morte a 288 pessoas.
No Diário de Lisboa, sobretudo nos meses de setembro e outubro são publicadas notícias dando conta da progressão da pandemia em vários países e em Portugal, mas sempre destacando a benignidade do surto da gripe no nosso país.
Assim como na atualidade e a apesar da censura do Estado Novo, o humor também foi utilizado para caraterizar a situação epidémica e até para sensibilizar a população para algumas medidas de prevenção. No Diário de Lisboa entre 11 de setembro de 21 de outubro de 1957 são publicados alguns cartoons de José Vilhena (1927-2015), considerado o “pai do humor” em Portugal. Deixo-vos aqui a minha recolha, porque também nos dias de hoje em que vivemos uma pandemia fazem sentido:
























Sem comentários:

Enviar um comentário